Fórum Aquarismo Sem Estresse
Bem vindo.
Esse Fórum ainda está em construção, por isso, peço a colaboração de todos no sentido de caso ocorra algum erro comunicar o administrador.
Obrigado

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Aquarismo Sem Estresse
Bem vindo.
Esse Fórum ainda está em construção, por isso, peço a colaboração de todos no sentido de caso ocorra algum erro comunicar o administrador.
Obrigado
Fórum Aquarismo Sem Estresse
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Puntigrus Tetrazona

2 participantes

Ir para baixo

Puntigrus Tetrazona Empty Puntigrus Tetrazona

Mensagem por Henrique Strabeli 22/1/2024, 9:51 am

Bom dia!

Estou querendo montar um aquário com Barbos Sumatra como peixes centrais (talvez mono espécie). Já tive esses peixes antes, mas fiquei com uma dúvida sobre o ph ideal pra eles. A literatura em geral apresenta um espectro muito amplo. Além disso, achei informações conflitantes. Eu, particularmente, sempre os criei em ph levemente alcalino (7.2 a 7.4).
Vocês já tiveram experiência com esse peixe? Em qual ph os mantinham? Qual ph vocês acreditam ser o que vai proporcionar uma melhor qualidade de vida e exuberância a eles??

Obrigado![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Henrique Strabeli

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/01/2024
Idade : 40
Localização : Pirassununga

Ir para o topo Ir para baixo

Puntigrus Tetrazona Empty Re: Puntigrus Tetrazona

Mensagem por Henrique Strabeli 23/1/2024, 6:38 pm

Pessoal, achei o seguinte em artigos científicos:

- Rio Musi: Média de ph 6,6.
- Rio Batang Hari: Média de ph 7,2.
- Rio Indragiri: Média de ph 6,8

Acho que qualquer coisa entre 6,4 e 7,4 deve ser bem seguro pra essa espécie.

Agora basta saber se o ph influencia na coloração e comportamento deles... Vou pesquisar!

Aguardo colaborações 😉

Henrique Strabeli

Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/01/2024
Idade : 40
Localização : Pirassununga

Ir para o topo Ir para baixo

Puntigrus Tetrazona Empty Re: Puntigrus Tetrazona

Mensagem por Admin 23/1/2024, 10:23 pm

Olá Henrique,
Você está fazendo a coisa certa.
Já tive esse peixe no meu aquário comunitário há 30 anos atrás, mas eles são verdadeiros terroristas...rs, e atacam todos os outros peixes, mas são lindos peixes e muito resistentes.
Se você só quer eles no aquário, acho uma boa, ficam bonitos em aquários bem plantados, mas se for colocar outros com eles pesquise bastante.
O ideal seria ficar com a turma dos barbos, que possuem vários peixes de coloração linda e bem ativos.
Quanto ao ph ideal para um peixe com um range tão grande quanto esse, eu tentaria ficar no 7.0, podendo variar entre 6.8 e 7.2, evitando passar disso.
Essa variação de ácido para alcalino eu não gosto muito, mas no caso do Sumatra parece ser bem aceitável.
Continue sua busca que logo você encontrará o ph ideal para eles.
Boa sorte.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 42
Data de inscrição : 07/01/2024
Localização : Rio de Janeiro

https://aquarismosemestresse.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Puntigrus Tetrazona Empty Re: Puntigrus Tetrazona

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos